domingo, 11 de maio de 2014

Upwelling e Downwelling

O que é o Upwelling e o Downwelling? Como se formam ... que consequências apresentam...

O Upwelling e o Downwelling são movimentos de massa do oceano, que afetam a superfície e as correntes profundas. Estes movimentos são essenciais na agitação do mar, renovando o oxigénio em profundidade, distribuindo o calor e trazendo nutrientes para a superfície.
O Upwelling é o movimento ascendente de água fria vinda das profundezas, muitas vezes rica em nutrientes. Ocorre essencialmente no verão, em situações de anticiclone em que as águas superficiais são empurradas para o largo, sendo substituídas pelas águas profundas, frias e ricas em nutrientes. É por isso que no verão os peixes se encontram mais bem alimentados (e a sardinha gorda...).
O Downwelling  é o movimento da água da superfície para profundidades. Ocorre quando as águas superficiais convergem, empurrando a água da superfície para baixo (normalmente em situações de depressões barométricas - vento de sul). As regiões onde ocorrem o Downwelling,  têm baixa produtividade devido   à escassez dos nutrientes uma vez que a água fria (rica em nutrientes) é empurrada para as profundidades, sendo substituída por uma água mais quente, pobre em nutrientes. Daí que no inverno, os peixes não tenham tanto alimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário